.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

16. Neuza Cabral Barroca

REFLEXO - Como é possível estar aqui neste ambiente tão bom? Eu estava longe, perdido. Como cheguei tão rápido?

DOUTRINAÇÃO - É porque o espírito é Força, é imaterial; sendo um espírito liberto da matéria, foste atraído por estas irradiações. Para o espírito não há distância, a distância é relativa à vida do encarnado; é preciso fazer uso de meios de transporte para chegarmos a determinado lugar.

Mas o espírito desencarnado, livre da matéria, fica somente com seu corpo astral ou duplo etéreo, como dizem os cientistas. Em fração de segundo é atraído a estas correntes, por determinações superiores e fica admirado, como ficaste. Essa admiração é natural, porque desconhecias a vida espiritual. E, por esse desconhecimento, até o presente momento ficaste quedado na atmosfera da Terra, sem saber o teu estado espiritual de desencarnado.

Compreendendo agora a tua situação e tendo orientação superior, cabe ir ao teu mundo espiritual. Lá chegando, farás um exame da tua consciência, uma retrospectiva daquilo que fizeste e o que deixaste de realizar. Analisarás de perto se irás encarnar mais vezes, porque o único meio de o espírito evoluir é reencarnando milhares e milhares de vezes.

REFLEXO - Ela está aí pela segunda vez. O motivo foi essa transformação, pois ela nunca viu coisa igual. Vai estudar as obras desta Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - O desconhecimento da vida espiritual ocasiona muitos dissabores aos seres encarnados. Foi por isso que as Forças Astrais Superiores, em 1910, intuíram dois vultos a implantarem esta Doutrina e a codificarem estes ensinamentos.

A finalidade é esclarecer as criaturas, porque uma vez esclarecidas saberão impor a si uma disciplina de vida, alijar os maus pensamentos, maus costumes, maus hábitos, os temores, as indecisões. Tomando atitudes dignas, a criatura vai percebendo grande diferença: começa a observar a beleza da vida, porque a vida é linda, é maravilhosa. Existem muitas criaturas que dizem que a vida é péssima, é miserável, mas isso ocorre pela falta de amor espiritual.

O dia em que imperar o amor espiritual na Terra, a vida será diferente, o ambiente tornar-se-á diferente. É para isso que trabalhamos nas Casas Racionalistas Cristãs explanando ensinamentos, orientando a criatura sobre os porquês da vida. Esse é o meio mais prático de a criatura atingir seu objetivo, que é a sua evolução espiritual. Compreender e querer bem a si própria, porque o dia em que ela passar a amar a si própria poderá levar esse amor às demais pessoas. Assim terá que ser o nosso viver.
Defeitos todos temos. É preciso que cada um corrija os seus erros, os seus próprios defeitos, salientando as qualidades para o espírito receber essa energia, porque tudo é belo e maravilhoso. Às vezes, desprezamos essa beleza e descambamos para o lado negativo.

A criatura passa a ser repudiada pelas outras, mas não viemos aqui para sermos repudiados. O espírito encarna para viver as duas vidas e, através dessa máquina maravilhosa que é o corpo humano poderá se locomover nesse meio heterogêneo e tirar, desse meio, preciosas lições todos os dias, porque cada dia é uma aula na nossa existência e, dentro de cada aula aprendemos com as demais criaturas algo que desconhecíamos.

A Doutrina Racionalista Cristã com seus ensinamentos facilita o viver do ser humano na Terra. Não existem milagres, nem proteção de “A” ou de “B”, mas existe algo muito importante que é a vontade de cada um. No dia em que os seres descobrirem a força latente que está em cada um, serão independentes e senhores de si próprios.

REFLEXO - Ela foi muito abalada e pretendia vir hoje, mas o tempo não permitiu. Ela está irradiando e eu estou aqui preso.

DOUTRINAÇÃO - É um trabalho que é feito astralmente em conjunto, através do poder mental. Por isso, às vezes, a criatura não pode estar aqui fisicamente, por causa do mau tempo, mas está aqui espiritualmente. Isso é importante.

O dia em que a humanidade compreender essa união de pensamentos, as coisas serão diferentes, haverá mais entendimento, mais amor, mais compreensão, mais renúncia e a vida começará a florescer. Porque tudo é encadeado dentro da harmonia; se a criatura fugir dessa harmonia, ela se desarticula e, através dessa desarticulação, perde o sentido da vida e fica como se fosse uma roda sem comando. O ser humano tem que ter orientação na vida, tem que ter equilíbrio pela disciplina, pela vontade, pelo estudo, pelo querer, porque o querer é um poder. Quando a criatura descobrir que em si reside a força e a vontade, ela começa a sentir a Força do Astral Superior a irradiar e a incentivá-la, para que possa alcançar soluções para seus problemas.

Problemas todos temos, uns mais, outros menos, mas nossa obrigação é encontrar meios para solucioná-los. De que forma? Raciocinando, falando pouco e pensando bastante. Por isso a tua assistida, fazendo as irradiações no lar, foi o suficiente para poderes te manifestar nestas correntes.

REFLEXO - Minha assistida está desconfiada que tem mediunidade, porque ouve vozes ao seu lado e está muito amedrontada. Por isso procurou esta Casa para saber o que está acontecendo.

DOUTRINAÇÃO - Ela precisa estudar o livro Racionalismo Cristão. Nesse livro há um capítulo exclusivo sobre mediunidade. Todos possuímos a mediunidade intuitiva, mas existem várias modalidades de mediunidade. Existe a mediunidade de incorporação, a olfativa, a de vidência, a de transporte, enfim há vários tipos de mediunidade. Às vezes ela começa a se manifestar no ser humano, mas o desenvolvimento da mediunidade sem os estudos dos porquês da vida é muito prejudicial às pessoas. Porque o médium indisciplinado, como dizia o saudoso mestre Luiz de Mattos, “é a pior praga que existe no planeta Terra”, porque infesta todo o ambiente em que ele chega. E ninguém vem à Terra para ser portador de miasmas enfermiços, queixumes, má assistência. Tudo isso pode ser ocasionado pelos médiuns indisciplinados.

O médium desenvolvido precisa ter disciplina, ter domínio da vontade e dos pensamentos, saber que é dono dele mesmo e não do que vem de fora. Não tendo cuidado com a disciplina, ele começa a interferir na vida alheia, e sofrer as conseqüências do mau use que está fazendo da vontade e dos pensamentos.
E tu, que estavas fazendo ao lado dela?

REFLEXO - Estava me divertindo, ela estava amedrontada.

DOUTRINAÇÃO - Estavas provocando temor naquela criatura, mas ela vindo mais vezes a esta Casa compreenderá que o espírito existe e não há nada que possa destruí-lo. Na atmosfera da Terra existem milhões e milhões de espíritos desencarnados, como chuva miudinha, cruzando o espaço em todas as direções. Não devemos ter medo deles, porque somos espíritos encarnados, mas quando desencarnarmos seremos apenas espíritos e iremos trabalhar na invisibilidade, como trabalham essas almas evoluídas que te atraíram até aqui.

Ela vindo com freqüência poderá se espiritualizar e, quem sabe, depois de estudar a obra Racionalismo Cristão, e o que está desdobrado nas demais, ela poderá trabalhar como médium desenvolvido nas correntes do Astral Superior.

Tudo requer disciplina e estudo; ninguém pode conhecer uma ciência sem primeiro estudar essa mesma ciência. O conhecimento é tudo na vida, e tu não o tiveste quando encarnado; apenas foste um médium desenvolvido e não deste trato ao raciocínio. Desencarnaste e ficaste na atmosfera da Terra, dando tuas intuições aos encarnados que também tinham o mesmo grau de mediunidade.

REFLEXO - Fui de uma família católica, mas nunca tive interesse por igreja. Reconheço que sou um espírito, estou me sentindo bem e estou vendo Luz.

DOUTRINAÇÃO - Em todas as religiões existem pessoas boas, tudo depende da própria criatura, porque cada um é cada um. A criatura, não sendo fanática, observa a vida por um ângulo mais amplo, age com prudência e observa nas outras criaturas qualidades que às vezes ela não tem a vai aprendendo com as lições da vida, no meio heterogêneo em que vive. Não importa que tenhas sido católico. O importante é que és um espírito liberto da matéria e estás envolvido por essas almas boníssimas. Muitas delas, quando encarnadas, foram católicas, inclusive o fundador astral desta Doutrina.

O Padre Antonio Vieira foi o homem de confiança do rei de Portugal, que nada fazia sem primeiro consultá-lo, ao tomar decisões. Ele tinha amor pelo Brasil, como tinha por Portugal, sua terra natal. Foi um espírito valente, preparado e, sem dúvida, uma das maiores culturas da época. Sua obra contém 25 volumes e tem 250 sermões. Estudando essa obra, nas suas entrelinhas, observará o que é a espiritualidade, o que é um espírito forte, valente e esclarecido.

Diz a História que ele veio para ser o segundo Cristo. Só não foi levado à fogueira, porque temiam as conseqüências que poderiam ocorrer na época. Mas, mesmo assim, ficou encarcerado num cubículo escuro e sem higiene durante dezesseis meses. Depois que desencarnou em Salvador, na Bahia, partiu para o Astral Superior e lá trabalhou 213 anos para conseguir implantar a Doutrina Racionalista Cristã no planeta Terra.

Casa Berço 100 anos
Esta é a primeira Casa Racionalista Cristã do mundo, por isso a chamamos carinhosamente Berço do Racionalismo Cristão. Que trabalho realizou Antonio Vieira! O importante é a maneira de a criatura se conduzir, tendo caráter, sendo digna, valorosa, sabendo respeitar e amar o seu semelhante. Ela está no caminho da espiritualidade.

REFLEXO - O sofrimento dela é grande. Não sabe o que fazer. A medicina nada encontra. Os exames são negativos e as dores no corpo continuam. Ela procurou esta Casa para saber se as dores têm algum fundo espiritual.

DOUTRINAÇÃO - Pelo teu REFLEXO, estás dizendo tudo: “o bom julgador, por si, julga”. Como espírito livre da matéria, estavas judiando daquela criatura que desconhece o valor do pensamento. Porque o pensamento é como uma faca de dois gumes, tanto pode beneficiar a criatura, como pode prejudicá-la.

O saudoso mestre Luiz de Mattos, no início da implantação da Doutrina Racionalista Cristã, demonstrou à ciência médica que a loucura é uma doença psíquica, que não existe doença material na loucura. Ele retirou da Casa de Saúde Dr. Eiras, no Rio de Janeiro, por ordem médica, quatro loucos reconhecidamente incuráveis. Isolou-os e estabeleceu uma disciplina de horários para tudo. Tratou-os com amor, dentro da Casa Racionalista Cristã; depois convocou uma junta médica do hospital de onde foram retirados, e os médicos constataram que os quatro loucos estavam normalizados. Luiz de Mattos entregou-os à sociedade.

Assim fez o saudoso mestre. Comprovou que a loucura é uma doença psíquica. E assim, só existe um remédio: os fluidos do Astral Superior, que são espargidos nestas correntes, através das reuniões públicas realizadas três vezes por semana. Não há milagres e nem proteções, há sim, ação do bem contra o mal. “Conforme pensares, assim serás”, dizia Cristo.

Se a tua assistida continuar pensando nas dores do corpo vai continuar a ter as mesmas dores, porque pensar é atrair. É preciso ter vontade própria, reagir às fraquezas, fazer as irradiações às 7 e às 20 horas, todos os dias.

ASTRAL SUPERIOR
NEUSA CABRAL BARROCA
Todo aquele que se apoiar na força espiritual será um vencedor, isso já afirmava o mestre Luiz de Mattos. Todos têm o dever de se conhecer como Força e Matéria. Desde que se conheça como Força, é nessa Força que terá que se apoiar. Essa Força, que é a partícula da Inteligência Universal, vem involuída, passará por todos os reinos da natureza, lutará quantas vezes for preciso e depois de adquirir um corpo humano, de muitas lutas e de muitos sofrimentos, será um espírito com todos os seus atributos, como a força do pensamento, do raciocínio, do livre-arbítrio.

Terá que lutar e, se errar, terá que pagar pelo erro, porque já tem o raciocínio, já sabe se livrar de tudo que for mal. Então, é preciso conhecer-se como Força e Matéria. Sempre aconselhamos que estudem as obras racionalistas cristãs, para melhor compreenderem o que vieram fazer neste planeta de sofrimento.

Para isso foi implantado o Racionalismo Cristão, esta Doutrina maravilhosa que está se espalhando pelo mundo, para ver a humanidade esclarecida. Sabemos que levará muito tempo, mas esse dia chegará, porque o planeta Terra terá que evoluir, quando seus habitantes serão também evoluídos e tiverem compreensão da vida, que é a vida espiritual. É preciso ter conhecimento para pôr em ação, pôr em prática, porque a vida nem sempre oferece coisas negativas, também tem o seu lado bom.

Observem a natureza, observem os animais como vivem sempre trabalhando para sua sobrevivência! Mas, o ser humano procura sempre complicar sua vida. Por que? Porque se deixa levar por ilusões, pensa que aqui vêm para passar o tempo em brancas nuvens, vem para se divertir. Não, meus amigos! A vida não é só diversão! A vida é trabalho, a vida é luta, é sofrimento.

Assim, o espírito vai-se caldeando, vai caminhando, vai fazendo sua trajetória evolutiva e, quando se esclarece, não poderá regredir, poderá estacionar, mas regredir não. Estaciona até despertar para a realidade, para compreender que não existe milagre, o que existe é vontade de vencer e não de ser vencido. Por isso aconselhamos que façam a limpeza psíquica nos lares, que tenham disciplina e horas para tudo, sabendo dividir as horas, porque se assim agirem, terão saúde física e mental.

Estudem sempre, para abrirem cada vez mais os olhos do espírito e enxergarem a Luz verdadeira, esta Luz que procura sempre levar as criaturas para a estrada reta da vida. Pensem bem no que ouvem. As Casas Racionalistas Cristãs são escolas de exemplos e de moral digna, a toda prova.

O Racionalismo Cristão é uma Doutrina profundamente eclética, sublime, e está ao alcance de qualquer um aprendê-la. Por isso, não esmoreçam!

Caminhem, que serão os vencedores durante a trajetória que estão fazendo neste mundo, e um dia serão felizes ao chegarem aos mundos de luz de acordo com grau de espiritualidade de cada um.

Lá verificarão o que fizeram de bem ou de mal. Se for preciso voltar, voltarão, e continuarão a buscar a espiritualidade, custe o que custar, porque essa é realmente a grande Verdade.
Poderá gostar de conhecer: